quinta-feira, 14 de julho de 2011

Excursão Artística 2011, ou melhor: Excursões Artísticas






Se tem uma coisa que faz a nostalgia vir a tona para um excursionista é ver uma apresentação da Excursão Artísitca. A primeira coisa que surge na gente é a comparação. Compara-se tudo... A música de entrada, o teatro, as músicas do coral, as esquetes em português e em alemão, as danças gaúchas, a bandinha, a orquestra, a dança alemã e o vocal final.  Compara-se mesmo, sem dó e claro, que normalmente, a que a gente faz parte sempre é a melhor.
Cada Excursão Artística é única. Cada uma tem suas especificidades tanto artística como emocional. Como escreveu o Excursionista Clóvis Strassburger em 2010, “Com um movimento constante eelegante, move-se a curtina, acendem-se as luzes para um novo espetáculo, o silêncio
paira por instantes de tensão, rompendo-a somente um lúcido acorde de um violão. Recomeça então, mais um ano de Excursão!
Tem coisa que a gente gosta, tem coisa que a gente não gosta.  Tem coisa que é diferente, tem coisa que é muito comum. Tem gente que surpreende, tem gente que continua mesma. Mas tem uma coisa que é de matar.  O VOCAL FINAL... Tu pode ter segurado o choro, a saudade, revivido e lembrado dos momentos em que tu tava no palco, mas no vocal final a gente se esquece de tudo e se lembra de tudo. Os olhos e as lágrimas fazem parceira... Não tem como não chorar, dá aquele aperto no coração... Tudo reaparece em instantes: as brigas, o frio, o cansaço, as apresentações, os erros, os hospedeiros, as amizades, os cheiros, os amigos... E sem dúvida a certeza de que valeu a pena ter a vida carimbada por este momento que se chama EXCURSÃO ARTÍSTICA.
O que eu desejo para a Excursão Artística 2011 é muita VIDA.... Vida foi a letra da música do Vocal final da Excursão Artística 2008.  (O que está em caixa alta me lembra muita coisa)

Vida é chuva, é sol
Uma fila, um olá
UM RETRATO, UM FAROL (Quem não  tem uma fotinho guardada?)
Que será que será
Vida é um filho que cresce
UMA ESTRADA, UM CARINHO
É UM POUCO DE TUDO
É UM BEIJO, UM CARINHO
(Só quem viveu verá... hahahaha)

É um sino tocando, uma Fêmea no cio
É alguém se chegando
É o que ninguém viu
É DISCURSO, É PROMESSA
É um mar, é um rio
VIDA É  REVOLUÇÃO, É DEIXAR COMO ESTÁ

É uma velha canção, Deus nos deu, Deus dará
Vida é a solidão, é a turma do bar
É PARTIR SEM RAZÃO, É VOLTAR POR VOLTAR
VIDA É PALCO É PLATEIA, É CADEIRA VAZIA
É rotina, odisséia, é sair de uma fria
É UM SONHO TÃO BOM, é a briga no altar
Vida!!! É um grito de gol
É um banho de mar 
É inverno e verão
Vida!!! É mentira, é verdade
E QUEM SABE A VIDA É DA VIDA RAZÃO

Parabéns para todos e todas que fizeram parte de alguma excursão Artística em todos estes mais de 50 anos e parabéns para aqueles e aquelas que fazem parte atualmente e muita admiração para aquelas pessoas que virão para dar continuidade a esta tradição....
Edmar Galiza