No dia 27, uns alunos de teatro e eu fizemos um trabalho que se chama " TEATRO-FÓRUM", onde colocávamos conflitos em cena e pedia sugestão para a plateia para que aquela situação fosse resolvida, que atitude o professor deveria tomar...
É um trabalho que exige bastante versatilidade dos alunos, já que a improvisação é importante, pois colocamos a ideia da pessoa em cena.
No TEATRO-FÓRUM, a "parede" que divide a plateia dos atores é desfeita pelo diálogo que é estabelecido entre os espectadores e atuadores.
Bem, funciona de tal forma: a encenação é baseada em fatos reais, onde, no nosso caso, mostramos conflitos em sala de aula, onde exigia uma "decisão"por parte do professor.
Como o nosso tempo era curto a gente não conseguiu desenvolver um dos aspectos mais importantes que é fazer os espectador assumir um papel, ele dar a sugestão e executá-la.
Apresentamos as seguintes situações:
1- Do aluno que ao receber a prova, raga -a e a joga no lixo, reclama dizendo que não adianta estudar, já que mesmo estuando tira notas baixas.
2- De uma aluna que "fede" por não tomar banho e por causa disto todos os outros alunos não querem ficar perto dela e nem fazer trabalho com ela.
As outras duas cenas seguintes não foram apresentadas porque tivemos um problema de tempo, mas msmo assim deixo uma foto de nosso ensaio e sobre de que tema tratava cada cena.
1- Envolvendo celulares e tablet´s
2- Namoro em sala de aula.
Quero muito agradecer aos alunos que estiveram junto comigo em mais uma empreitada. Muitos elogios para nós e nosso trabalho....
MERDA, sempre!!!
Aí fica uma dica para quem quer e gosta de fazer uma discussão de forma diferente. É uma dinâmica bem conhecida e desenvolvida por Augusto Boal.
"aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão".
Para quem se interessar deixo uma bibliografia que muito vai auxiliar: BOAL, A. O arco-íris do desejo: método boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário