segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma aula de teatro

Um plano de aula de teatro....

1- ATIVIDADE COM OS NOMES Para inciar o primeiro dia de aula, fizemos aquela velha conhecida atividade dos nomes: em círculo, alguém fala o seu nome e ele faz um gesto, aí todo mundo imita... Quando for a vez do próximo, faz a mesma coisa, nome e gesto. Aí todos falam os nomes e fazem os gestos dos dois. No final teremos o nome de todo mundo e o gesto de todos. Depois fazem só os gestos sem falar o nomes. Esta atividade é tri boa para conhecer os nomes e trabalhar um pouco a memória e a capacidade de decorar.




2- PÉ DE LARANJA - Depois passamos para uma atividade recreativa para a integração: Meu pé de laranja. Atividade no qual os alunos devem sentados, lado a lado, passar a bolinha de seus pés para os pés do colega, JAMAIS poderão usar as mãos, se a bolinha cair, terá que usar os pés para pegá-la. Este atividade pode ser competitiva, mas como eu não primo por isso, deixo mais de forma de integração e cooperação mesmo...






Dar ideias às crianças: pentear-se, comer,
tomar banho, fritar um ovo....

3- O ESPELHO: A atividade do espelho: Um clássico dos exercícios teatrais. Os alunos são divididos em duplas, onde um fará o comando (movimentos) e o outro será o espelho, que imitará o movimento do colega. A gente tem que cuidar para que eles façam movimentos um pouco mais lento do que o normal, para que a sincronia possa se estabelecer. Se os alunos tiverem dificuldades, é legal que o professor dê sugestões para eles, tais como: pentear-se, escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupa, limpar a casa, amarrar os cadarços. 
Como gostam de dizer os seguidores de Viola Spolin, o FOCO aqui seria o do movimento sincronizado. O aluno e a aluno tem que ter e mente que não poderão de desviar do sincronismo.





Depois que eles estiverem bem concentrado e mais sincronizados pode se fazer muitas variações (normalmente eu uso cada variação em uma aula).

1- Uma pessoa faz e 3 ou são os espelho.

2- Em duplas, elas devem executar a atividade (por exemplo colocar um casaco) em 15 movimentos.

3- Variações de pesos e tamanho do objeto manuseado ao executar a atividade.

4- Em duplas, um deve ser muito rápido com o objetivo de que o cara que imite não consiga imitá-lo, e este tem o objetivo de ser tão rápido e conseguir acompanhar. (Esta atividade é muito boa e cansativa).



FOCO: sincronismo

4- ATIVIDADE DE IMPROVISAÇÃO
Por último fiz a improvisação do TRANSFORMA. No início gosto muito de pegar a mesma cena e tentar explorar o máximo de possibilidades daquela mesma cena. Exemplo: o aluno está de pé e com as mãos para o alto, que cenas poderíamos  ter? (Alguém rezando, passando mal, brincando de pipa, brincando de jogar um neném para cima.... Pensam e fazem, porque isto é o importante do teatro, FAZER, AÇÃO) Gosto de iniciar com esta improvisação porque é relativamente uma das mais fáceis, e hoje em dia com a popularização de alguns programas pela tv e youtube, muito de nossos alunos têm a ideia de jogos de improvisação). Sempre é bom perguntar e deixar claro o que é improvisação... Sem muito, ou nada, o que pensar e planejar.... Vai e faz...Isso aqui dá uma aula de 1 hora a 1h30min.
Posto aqui alguns vídeos para deixar mais claro o que postei, sem dúvidas que o nível de exigência e qualidade destes atores aqui é profissional


Quem ver, gostar, odiar ou alguma coisa utilizar, por favor, se possível, postar!!!!

Um comentário:

  1. E,ai muito tri,cada coisa loka que o sor dá pra nós fazer, mas tudo vai valer a pena

    ResponderExcluir